Philippe Perrenoud - Obras traduzidas para o Português

OBRAS DO AUTOR TRADUZIDOS PARA O PORTUGUÊS



As pedagogias diferenciadas incluem-se no objetivo da escola, que continua sendo o de oferecer a todos uma cultura básica comum. Sem renunciar à diversificação, seu desafio vai além: conseguir que todos os alunos tenham acesso a essa cultura e dela se apropriem.
Considerar as diferenças é, então, colocar cada aluno diante de situações ótimas de aprendizagem. As pedagogias diferenciadas aceitam esse desafio e propõem inovações nas maneiras de resolver o problema.
Este livro aborda os principais domínios da pedagogia diferenciada. Cada um deles confronta-se com o mesmo dilema: como considerar as diferenças sem limitar cada aluno em sua singularidade, seu nível, sua cultura de origem?Mais uma vez, o leitor tem ao seu dispor o conhecimento bem-articulado de Philippe Perrenoud, cuja obra se constitui num instrumento de conhecimento e reflexão inovador e prático.








Mostra a complexidade do problema da avaliação, o qual se deve à diversidade das lógicas em questão, a seus antagonismos, ao fato de que a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo e, constantemente, na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades.

Este livro reúne alguns textos já publicados e outros inéditos. Os diversos capítulos podem ser lidos independentemente uns dos outros e constitui-se em momentos de uma reflexão que, conforme os anos e os contextos oscilaram entre uma postura essencialmente diretiva e textos mais comprometidos. A relação entre avaliação e decisão é um dos fios condutores desses diversos textos: a avaliação jamais é analisada em si mesma, mas como componente de um sistema de ação.

O sucesso na escola não é um fim em si mesmo. Além de cada aprendizado preparar para as etapas subsequentes do currículo escolar, o aluno deverá ser capaz de mobilizar suas aquisições escolares fora da escola, em situações diversas, complexas, imprevisíveis. Hoje, essa preocupação é expressa no que se costuma chamar de problemática da transposição didática ou de construção das competências.


Nesta obra, Philippe Perrenoud apresenta, de forma brilhante, perspectivas e limitações de colocar-se em prática, na sala de aula, a construção das competências e a transposição didática.

O livro é composto por um conjunto de textos - alguns inéditos - da autoria de um dos mais importantes sociólogos da educação, Philippe Perrenoud. O leitor poderá apreciar uma nova maneira de abordar as práticas pedagógicas, a formação de professores e a profissão docente. A pertinência destas temáticas na situação educativa atual impõe-se de forma evidente. Na atualidade educativa portuguesa, os temas de Philippe Perrenoud são de grande pertinência: as desigualdades na escola e a sua complexidade, os mecanismos da sua construção, o papel da avaliação, a natureza das práticas pedagógicas e a sua necessária diferenciação, os processos de mudança referidos às várias racionalidades dos autores, a profissional idade docente e a formação de professores constituem outras tantas questões que interessam a produção atual em Ciências da Educação, as políticas educativas e as urgências de transformação da escola. Aos professores impõe-se hoje um esforço acrescido de atualização e de desenvolvimento profissional, nomeadamente no quadro das novas modalidades de formação continua. Acreditamos que este livro, construído a partir de um olhar localizado nas realidades escolares quotidianas, os pode ajudar a refletir sobre as suas práticas e a sua profissão.


O oficio de professor está se transformando: trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem…

Este livro privilegia as práticas inovadoras e, portanto, as competências emergentes, aquelas que deveriam orientar as formações iniciais e continuas aquelas que contribuem para a luta contra o fracasso escolar e desenvolvem a cidadania, aquelas que recorrem à pesquisa e enfatizam a prática reflexiva.

Dez grandes famílias de competências foram escolhidas e desenvolvidas:

1) organizar e dirigir situações de aprendizagem ;
2) administrar a progressão das aprendizagens ;
3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam ;
4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho ;
5) trabalhar em equipe ;
6) participar da administração da escola ;
7) informar e envolver os pais ;
8) utilizar novas tecnologias ;
9) enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão;
10) administrar a própria formação continua.
Pode-se utilizar este livro como um referencial coerente orientado para o futuro, um guia destinado àqueles que procuram compreender para onde se encaminha o ofício de professor.


Perrenoud e Monica Gather Thurler vieram ao Brasil, em agosto de 2001, para um ciclo de conferências em quatro cidades brasileiras. Estas conferências contaram com a participação de Lino de Macedo, Nilson José Machado e Cristina Dias Allessandrini. Este livro traz ao leitor brasileiro os textos nos quais os autores apoiaram suas falas. Os assuntos abordados são de alta relevância e possibilitam tomadas de decisão importantes, se quisermos que nossa escola fundamental trabalhe de um modo diferenciado e construtivo, apresentando, segundo o modo de pensar de cada autor, uma importante contribuição para o aprimoramento do ensino.Philippe Perrenoud e Monica Gather Thurler são professores de Ensino e Pesquisa na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Lino de Macedo é vice-diretor do Instituto de Psicologia da USP. Nílson José Machado é professor da pós-graduação em Educação da USP. Cristina Dias Allessandrini é doutora em Educacão pela USP.

E consenso, atualmente, que os saberes racionais não são suficientes para enfrentar a complexidade e a diversidade das situações de trabalho e busca-se, em todas as áreas de atuação, refletir sobre novas formas de exercício das profissões. Ideias de Donald Schõn a respeito do profissional reflexivo se impõem neste cenário, propondo a reabilitação da razão prática, a aprendizagem por meio da experiência, a utilização da intuição e da reflexão na ação e sobre a ação.

Neste livro, Philippe Perrenoud aplica tais pressupostos ao ofício de professor, que além do conhecimento dos conteúdos de ensino, necessita possuir um conjunto de saberes abrangentes, didáticos e transversais, provenientes da sua formação contínua, das trocas com colegas e construídos ao longo de sua experiência. Com sua habitual competência, o autor mostra que o “paradigma reflexivo ”pode conciliar, no dia a dia da sala de aula, razão científica e prática, conhecimento de processos universais e saberes de experiência, ética, envolvimento e eficácia”“.

Este livro revoluciona a forma de pensar a formação e a atuação profissional dos professores e se destina a todos educadores que analisam e transformam suas práticas, assim como àqueles que os acompanha: orientadores, formadores, responsáveis por projetos inovadores e políticas educacionais e diretores de escolas.


Os ciclos de aprendizagem plurianuais estão sendo discutidos em inúmeros sistemas educacionais no mundo. A ideia de base é simples: substituir as etapas anuais de progressão por etapas de ao menos dois anos; fixar objetivos de aprendizagem para cada ciclo e capacitar os professores para orientar e facilitar os percursos de formação das crianças, como já faz durante o ano letivo.

Mas por que alterar profundamente a organização do trabalho escolar? Philippe Perrenoud explicita com consistência e clareza os fundamentos pedagógicos dessa inovação estrutural e os passos necessários para colocá-la em prática, afirmando que esse é o caminho para tornar a escola mais justa e eficaz.

Esta obra também conta com a valiosa contribuição de Elba Siqueira de Sá Barreto e Eleny Mitrulis, professoras da Faculdade de Educação da USP, que contextualizam essa proposta na realidade brasileira, descrevendo sua trajetória e desafios.


O aumento da violência, do individualismo e o enfraquecimento do vínculo social fazem com que aumentem as expectativas na escola como propulsora da democracia e de cidadania.


Este livro desconfia das esperanças mágicas investidas em uma instituição que não está acima do bem e do mal e que não pode, por si só, livrar-nos de nossas contradições. Mais absurdo ainda seria exigir que ela enfrentasse esse desafio sem dispor dos meios necessários a uma educação para a cidadania digna desse nome. Essa nova obra de Philippe Perrenoud apresenta as condições para que a escola possa desempenhar bem esse papel.

A educação para a cidadania só terá chance de produzir efeitos se for um problema de todos e se perpassar todas as disciplinas e todos os momentos da vida escolar. Leva-la a sério significa, portanto, ir além das boas intenções e dos discursos, significa transformar profundamente os programas, as atitudes e as praticas!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: 

PERRENEUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PERRENEUD, Philippe et al. A Escola de A a Z: 26 maneiras de repensar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2005.
PERRENEUD, Philippe.  Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENEUD, Philippe.  Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2005.



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