Philippe Perrenoud - Biografia

BIOGRAFIA

Conhecido por sua grande influência no campo educacional, Philippe Perrenoud, nasceu na Suíça em 1954. É doutor em sociologia e antropologia e professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra, onde atua nas áreas relacionadas a currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação. Professor Honorário desde outubro de 2009 ele foi nomeado em 2010, como professor visitante na Cátedra Internacional para a Universidade de Ensino da Universidade de Liege.

Apesar de não ser um pedagogo de formação, suas ideias sobre os problemas que permeiam a educação e a solução para tais tem contribuído para que os novos profissionais da área desempenhem o seu papel com uma nova visão sobre o ensino e a aprendizagem levando a mudança do funcionamento da escola principalmente no que diz respeito aos processos avaliativos. Seu trabalho sobre a produção do fracasso educacional desigualdade e levou-o a focar o papel de alunos, práticas pedagógicas, formação de professores, currículo, de operação de escolas, mudanças no sistema políticas de educação e ensino.


No Brasil, suas ideias sempre exerceram grande influência. É referência essencial para educadores em todo o país e praticamente fonte única para pesquisadores em educação e assessores em políticas educacionais. Seu pensamento serve de base para os novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), estabelecidos pelo MEC durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Philippe Perrenoud é um dos novos autores mais lidos no Brasil. Com nove títulos publicados em português, venderam nos últimos três anos mais de 80 mil exemplares. O principal motivo do sucesso é o fato de ele discorrer, de forma clara e explicativa, sobre temas complexos e atuais, como formação, avaliação, pedagogia diferenciada e, principalmente, o desenvolvimento de competências. Esse é um dos pontos mais reconhecidos de seu trabalho. “Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações”, explica ele. “Localizar-se numa cidade desconhecida, por exemplo, mobilizam as capacidades de ler um mapa, pedir informações; mais os saberes de referências geográficas e de escala.” A descrição de cada competência, diz , deve partir da análise de situações específicas.

3 comentários:

  1. alguien que puidera yudarme a encontar mas informacion acerca de Phillipe perrenoud

    ResponderExcluir
  2. alguien que puidera yudarme a encontar mas informacion acerca de Phillipe perrenoud

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Saber da grande ajuda dada aos pcns

    ResponderExcluir